Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dia 12: A inexistência dos peixes orgânicos

Plásticos descartáveis utilizados: 5
Sacolas plásticas recusadas: 7

É, hoje comprei um suco em garrafa de vidro com tampo da metal. Mas a tampa tinha um plástico. É muito difícil encontrar uma bebida livre de plástico.

Hoje também vi um vídeo com uma TED talk proferida pelo oceanógrafo e capitão Charles Moore e o cara falou muito sobre as tampinhas.


O capitão Moore velejava de Honolulu à Califórnia, depois de participar da regata Transpac de 1997 quando cruzou a enorme mancha de lixo do Pacífico Norte. Atualmente, Moore comanda o Algalita Marine Research Institute em Long Beach, uma entidade que trabalha por um mundo livre de plásticos e serve de consultor do 5gyres.org, um site com muita informação sobre o assunto.

Na palestra, ele conta que muito do plástico concentrado nos grandes giros oceânicos são tampas de garrafas de plástico.

Se você não quiser assistir a palestra, destaco alguns dos melhores momentos:
"Somente nós, humanos, produzimos lixo que a natureza não digere".
"Plásticos não são fáceis de reciclar".
"Uma parcela enorme do nosso lixo vai escoar pelos rios e chegar aos oceanos".
"Centenas de milhares de albatrozes estão morrendo por ingerirem tampas de garrafas de plástico".

E a melhor: "Você pode comprar vegetais orgânicos certificados, mas nenhum peixeiro no mundo pode vender peixe orgânico certificado capturado em ambiente natural".

Não compro mais garrafas plásticas descartáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário