Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dia 18: Será que a coleta seletiva funciona na sua cidade?

Plásticos descartáveis utilizados: 6
Sacolas plásticas recusadas: 11


Em um post anterior, mencionei o filme Waste Land (em português, Lixo Extraordinário), em que o artista plástico Vik Muniz desenvolveu um trabalho com alguns catadores de materiais recicláveis do antigo aterro do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). O aterro foi fechado no dia 3 de junho de 2012, depois de 35 anos recebendo lixo de Duque de Caxias e do município do Rio de Janeiro. A desativação do lixão já era prevista desde 2004, quando o terreno apresentou sinais de saturação e de instabilidade devido à enorme quantidade de lixo depositado no local diariamente (7 mil toneladas por dia).

O índice de reciclagem do Estado do Rio de Janeiro era extremamente dependente da atuação das cooperativas de catadores que atuavam em Gramacho. A Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG) estima que esse índice girava entre 3% e 5% de todo o lixo despejado por lá antes do fechamento. Depois do fechamento e com o estabelecimento da coleta seletiva, a ACAMJG chama a atenção para outro problema: o índice tem diminuído. Mesmo com grande investimento público na coleta seletiva, muito do material reciclável coletado ainda termina em outro aterro por falta de estrutura, de acordo com as associações de catadores.

Sinceramente, não sei o quão específico é esse problema do Rio de Janeiro e aí está o problema. É um alívio muito grande quando separamos nosso lixo e colocamos todo o material reciclável nos recipientes que serão levados pela coleta seletiva. Sentimo-nos menos culpados. Mas muitas vezes, ele acaba no aterro e não é reciclado. Para piorar a situação, isso forma a idéia de que não adianta nada separar o lixo.

Você sabe se a coleta seletiva realmente funciona na sua cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário