Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Dia 22: Congressos e conferências

Plásticos descartáveis utilizados: 15 
Sacolas plásticas recusadas: 15

Se você é professor ou estudante de oceanografia ou qualquer ciência geofísica, deve saber que dia 6 de agosto é o último dia para submissão de resumos de trabalhos para a reunião anual da American Geophysical Union (AGU Fall Meeting). A Fall Meeting é uma conferência monstro realizada em dezembro, todos os anos, em San Franciso (EUA). Os números são assustadores. Em 2012, foram mais de 24.000 participantes com ceraca de 15.000 posteres e 7.000 apresentações orais. A foto abaixo é mostra apenas parte do salão onde ocorre a apresentação de posteres. 



Lembro que estive lá em 2011 e passei por um poster que estimou as emissões de gás carbônico da conferência do ano anterior. A conclusão, considerada conservadora pelos autores, foi de que o total de CO2 emitido pelos participantes em 2010 foi de 19.000 toneladas of CO2. Os autores forneceram dados para comparação sugerindo que a emissão é equivalente ao total anual de CO2 emitido por pequenas nações insulares do Pacífico. A maior parte das emissões foi causadas pelas viagens de avião dos participantes.

O problema já é notório e foi já é motivo de debate entre cientistas, inclusive na revista Science. Entre as dicas para reduzir as emissões dessas conferências estão, entre outras: evitá-las sempre que puder, escolher um hotel perto do centro de convenções para poder caminhar e, claro, evitar os plásticos descartáveis (talheres, copos e sacolas). Normalmente, a AGU tem dois coffee breaks, um de manhã e outro a tarde. Imagine a quantidade de lixo gerado todos os dias!

Meu chefe ainda não sabe, mas eu não quero ir pra lá esse ano... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário