Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dias 20 e 21: Ressaca brava (quase) sem plástico

Plásticos descartáveis utilizados: 15 Sacolas plásticas recusadas: 15

Amigos, no sábado rolou uma festinha para celebrar meus 34 anos. Infelizmente, o números de plásticos descartáveis utilizados bombou. Primeiro, porque comprei uma costela. Até seria legal falar que usei meu próprio recipiente reutilizável, mas aqui as carnes vêm embaladas em plásticos. E deixar o plástico no mercado pra levar só a carne não me parece justo. Na hora de comprar o álcool, também rolaram uns plásticos. Eu tinha uma sacola, mas não coube tudo e aqui na Georgia não se pode comprar álcool e levar pro carro sem estar escondido. Alguns lugares fornecem sacos de papel, mas a minha sorte foi ter comprado tudo em uma que só tinha plástico. Não perguntei antes, me lasquei! Entre outras coisas, também rolaram uns sacos de batatinhas e umas garrafas de refri, que eu não comprei e nem consumi. Ah, e tive que comprar gelo, que só é vendido em plástico. Deu pra perceber que quanto maior a magnitude do evento, mais difícil é evitar esses descartáveis.


O lado positivo foi a quantidade de copos e talheres de plástico que conseguimos evitar. Na hora do bolo, faltaram pratos, mas a pia funcionou razoavelmente. Outro lance legal foi que compramos um pouco de cerveja em garrafões que podem ser reutilizados para compra mais cerveja! Na primeira vez, paga-se US$4.00 por cada garrafão e mais o preço da cerveja. São vários tipos diferentes. Depois, é só lavar a garrafa e voltar à loja para encher a garrafa de novo. O preço é normal e sempre rola uns tipos de cerveja diferentes, inclusive de cervejeiros locais. Vale muito a pena!

No domingão, durante  a limpeza e ressacado, a maior parte do lixo foi lata ou garrafa de vidro. Mesmo que o consumo de plástico tenha subido mais que pipa em morro carioca em processo de pacificação, acho que se não fosse esse desafio, aquantidade de lixo seria muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário