Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Oceanografia plástica 1

Aproveitando o feriado por aqui, achei por bem trazer algumas informações dos oceanos para o blog, já que um dos grandes problemas causado pelo consumo excessivo de plásticos é a poluição marinha.


Em março de 1972, uma dupla do Woods Hole Oceanographic Institution publicou um artigo na revista Science em que descreveram a presença de partículas plásticas no Atlântico Norte. Na época, havia em média 3500 partículas de plástico por quilômetro quadrado. A maior parte das partículas era arredondada, branca e com tamanho entre 0.25 e 0.5 centímetros de diâmetro. Os autores já previam o aumento da produção de plásticos e a consequente poluição dos oceanos e sugeriram que o aumento da concentração de PCBs em organismos marinhos poderia estar associado à presença de plástico. Dois anos depois, outros pesquisadores revelaram que a situação era bem parecida no Pacífico Norte.

Recentemente, um estudo publicado na Science mostrou que os pesquisadores não notaram um aumento na quantidade de plásticos no Atlântico Norte entre 1986 e 2008, mesmo que a quantidade de plástico descartado nos EUA tenha aumentado 4  vezes entre 1980 e 2008.

O que acontece com o plástico nos oceanos? Pra responder essa pergunta, vou ter que estudar mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário