Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dia 3: Enganado pelo copo de "papel"

Plástico descartável utilizado: 2
Sacolas plásticas recusadas: 0


Este blogueiro acreditou que estava abafando com seu consumo zero de plásticos descartáveis. Só que não! Fui enganado pelo copo de "papel". Então decidi colocar na conta de hoje os dois copos que utilizei nos dias 1 e 2 deste desafio.

Baita burrice! Deveria ter suspeitado que um copo de papel não poderia segurar líquidos por muito tempo. Em conversa com uma amiga durante o almoço, fui questionado se tinha certeza que o copo não continha plástico. Não havia certeza alguma. Fui procurar a informação e, obviamente, o copo de papel que eu estava utilizando é banhado por uma camada fina de polietileno. Dizem que alguns são tratados com cera. Não os meus, fabricados pela Dixie.

Reza o Wikipédia que os primeiros copos de papel descartáveis foram criados por pessoas preocupadas com a disseminação de germes causada pelo compartilhamento de copos de vidro (o pessoal gosta de beijar na boca, mas não pode compartilhar um copo). Na mesma página, dizem que o papel não segurava o líquido por muito tempo, por razões óbvias, e que a primeira alternativa foi impermeabilizar a parte de dentro dos copos com argila. O problema é que a argila alterava o aroma das bebidas quentes e não era aplicada na parte de fora do copo. Assim, quando o copo era utilizado com bebidas frias, ocorria condensação por fora, destruindo o copo. A saída da indústria foi aplicar plástico e propagandear bastante. Será que os inventores dessa maravilha, se vivos e igualmente preocupados com a saúde pública, não trocariam o plástico pelos germes?

Por fim, o número de sacolas recusadas, inserido abaixo dos plásticos utilizados, foi uma sugestão da Júlia Reisser, plasticariana mais experiente que quer saber quantas sacolas serão evitadas durante este mês. Até agora não me ofereceram nenhuma e também não pedi nenhuma. Sacola de plástico não me engana!

2 comentários:

  1. Massa Magaiver! Sobre os "plastic lining", que geralmente tem altas concentracoes de BPA!

    Eles estao nesse copos e tambem em latas de comida e de bebiba. Tubo preto soh na garrafinha de vidro (se vc ainda quer tomar bebida desses caras que vetam iniciativas pra aumentar reciclagem: http://www.smh.com.au/environment/greenpeace-cokes-recycling-war-spills-into-google-20130521-2jylr.html

    ResponderExcluir
  2. Pior... E parece que eles não são reciclados porque, na letra da lei, estão contaminados. Será que não vou mais tomar um tubo?

    ResponderExcluir