Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dia 17: A responsabilidade sobre o lixo

Plásticos descartáveis utilizados: 6
Sacolas plásticas recusadas: 11

No último post, mostrei dados de uma ONG chamada Ocean Conservancy, indicando quais os itens que lideram a poluição das praias amostradas pelos eventos de coleta de lixo promovidos por eles. Entretanto, parece que há dúvidas quanto à integridade da ONG, uma vez que eles recebem muito dinheiro da Coca-Cola e seriam apenas um instrumento de propaganda corporativa.




Na Austrália, a Coca-Cola está envolvida em uma disputa sobre uma política de incentivo à reciclagem das garrafas plásticas conhecida como Container Deposit Scheme (CDS). No CDS, o consumidor paga alguns centavos a mais no momento da compra do produto e pode recuperar os mesmos centavos na hora do descarte, se o fizer corretamente. A iniciativa foi implementada em algumas regiões da Austrália e funcionou muito bem, já que sempre tem alguém que irá recolher as garrafas pelo dinheiro, elevando o índice de reciclagem. Mas uma ação judicial da Coca-Cola barrou o programa porque adiciona custos ao processo de produção dos dispensáveis produtos fabricados pela Coca.




O CDS e outros tipos de incentivo para o descarte de produtos e embalagens de produtos industrilizados fazem parte de um conceito de políticas públicas conhecido como Responsabilidade Estendida do Fabricante ou Responsabilidade Pós-Consumo. Dentro deste conceito, os fabricantes têm uma parcela de responsabilidade sobre os produtos que colocam no mercado até o fim do ciclo de produção e consumo. Atualmente, essa responsabilidade é dos municípios, que administram os sistemas de coleta de lixo e os aterros sanitários. Entretanto, cresce a idéia de que os fabricantes devem assumir parte dessa responsabilidade, uma vez que são eles que decidem a composição de seus produtos e, consequentemente, a composição do lixo que geramos.

A Coca sabe que suas garrafas de plásticos são um dos lixos mais numerosos nas praias e nos oceanos, justamente porque financia iniciativas como a Ocean Conservancy, mas não quer assumir qualquer responsabilidade sobre a cadeia de produção e consumo que ela mesmo projetou. A Business Insider diz que dos 3,1% de todas as bebidas consumidas no mundo (sem contar água) são produtos Coca-Cola e que, em média, uma pessoa bebe um produto Coca-Cola a cada 4 dias. 

Apesar dos fabricantes planejarem todo o esquema de produção e consumo, a responsabilidade sobre o descarte não é só das empresas. Todos temos a alternativa de não consumir ou de consumir e garantir a reutilização e a reciclagem. Eu parei de tomar leite e refri e não tenho saudades.

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