Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

domingo, 28 de julho de 2013

Dias 27 e 28: Lixo brasileiro

Plásticos descartáveis utilizados: 18
Sacolas plásticas recusadas: 16

Nos últimos dias, toda a mídia brasileira fez festa em torno da visita do papa. Até o lixo foi assunto. A prefeitura do Rio destacou que a Jornada Mundial da Juventude gerou apenas um sexto do lixo que é geralmente recolhido na festa de ano novo da cidade. Entretanto, o senhor Eduardo Paes não mencionou o destino do lixo ou se houve coleta seletiva. Aliás, qualquer cooperativa de catadores de materiais recicláveis pode informar que a coleta seletiva carioca é um fracasso. Serve apenas para livrar a consciência de quem nada quer fazer para amenizar a situação.


O lixo brasileiro até tem política pública. No entanto, tudo vai muito devagar. Mais da metade dos municípios brasileiro ainda sofre com destino inadequado de resíduos sólidos. E olha que essa informação vem do governo federal. Como todos sabemos, tal número deve ser ainda maior. Parece que há bastante coleta seletiva nas regiões sul e sudeste, mas, novamente, como qualquer cooperativa de catadores de materiais recicláveis pode lhe informar, coleta seletiva não é sinônimo de reciclagem ou reaproveitamento. Muitas vezes, como no Rio de Janeiro, grande parte da coleta seletiva tem o mesmo destino do resto do lixo, seja ele aterro sanitário ou lixão.

O Brasil, pelo que eu saiba, também não tem nenhuma política eficaz de responsabilidade pós-consumo, na qual as empresas que decidem o lixo que será produzido também arcam com uma parcela das despesas com os descartes. Enfim, o Brasil está atrasado, só para variar. 

Ainda bem que temos futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário