Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Dia 2

Plástico descartável utilizado: 0

Desisti de ir às compras e o desafio continuou tranquilo. Talvez eu espere até o fim de semana pra tentar visitar o Whole Foods, o Farmer's Market e a feira do Piedmont Park. Não se preocupe! Ainda tenho alguma comida em casa e os dois que moram aqui comigo foram viajar. Posso pegar uma comida emprestada (?!?) até eles voltarem e acho que vai valer a pena no fim, com a redução das embalagens plásticas. Mesmo assim, ainda haverá um resto plástico até o fim da semana. Espero que não seja muito e, se for, talvez terei que continuar o desafio em agosto para saber o quanto consigo reduzir.

Por enquanto, tenho dois pacotes de massa em caixas de papel, mas que tem uma janelinha de plástico transparente pra gente ver a massa lá dentro. Tenho um vidro de molho de tomate, que tem um pouco de plástico na tampa, mas posso reutilizar o vidro depois. Aliás, em um vidro de picles reutilizado, tenho uns tomates secos nadando em azeite de oliva. Tenho cogumelos e sardinha enlatados. Reza a lenda que até as latas levam uma aplicação de plástico antes de guardar a comida. Só que agora já comprei...

Ainda tenho pão e queijo, granola, leite e suco de laranja (tudo bem embaladinho em bastante plástico). Tô começando a achar que deveria ter planejado melhor esse desafio...



O que anda me salvando é o almoço na universidade. Até a semana passada, meu almoço número um era no Zaya, que aparece na foto. O problema é que eles só servem comida em uma caixa de plástico, mesmo que seja para consumo no local. A praça de alimentação da Georgia Tech tem várias outras opções (8 ou 9, contando com o Zaya). Apenas duas oferecem a possibilidade de utilizar um prato de verdade e disponibilizam talheres de metal. Os dois restaurantes são administrados pelo Dinning Services da universidade.

Canudinho, sacola, garrafa e tampa de copo, o top 4 do desafio Plastic Free July, são bem fáceis de eliminar. Ir além já exige um pouco da massa cinzenta, o que é bom.

2 comentários:

  1. Júlia, não sei o que aconteceu, mas o teu comentário não apareceu. Então colo ele aqui:

    Massa Magaiver! Eu criaria ali no inicio uma lista de items RECUSADOS tambem. :) Soh pra ver quantas sacolinhas e tal foram recusadas em um mes.

    Pra mim um dos meus maiores sofrimentos eh o ravioli. Eu amo ravioli e eles vem em plasticos.. Tenho que confessar que quando nao eh Julho, eu compro alguns. :P Meu sonho eh ter um marido rico ou um marido dono de casa. Ai um dos dois poderia ficar em casa fazendo as massas caseiras. seria bem mais facil. um dia chegamos lah! part-time pra mim e meu namo quem sabe. A verdade eh que plastic-free faz vc perceber que o negocio eh comprar os trecos a granel e por as maos nas panelas. Fica mais barato tb. Mas exige tempo! To chegando a conclusao que vale a pena ganhar menos e gastar tempo fazendo tudo em casa.

    A granolinha que meu namo faz eh maraaaa. :)

    Nao sei como vc tah de produtos de limpeza. Tudo se resume a baking soda, vinagre, limao, sabao, e oleos pra dar um cheirinho.

    ResponderExcluir