Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Dia 16: Mudança de hábito

Plásticos descartáveis utilizados: 6
Sacolas plásticas recusadas: 11

Poucas novidades na resistência ao consumo de plásticos. Apesar de ser bastante difícil evitar 100% dos plásticos em um mês, a redução do consumo de descartáveis é considerável. Normalmente, todos saímos de casa com uma bolsa ou mochila e é fácil carregar alguns items que são indispensáveis nessa batalha. Uma lista simples inclui uma garrafa de água reutilizável, um garfo, uma faca, uma colher, uma caneca, uma sacola reutilizável para compras e um pote com tampa (que pode até ser de plástico). Com estes items sempre à mão, fica muito fácil diminuir o consumo de items desnecessários. 


Por curiosidade, fui buscar a imagem acima no site da Ocean Conservacy, uma ONG que luta pela saúde dos oceanos em todas as frentes. Uma delas, claro, é contra a poluição das praias e águas por lixo (quase escrevi "lixo humano", mas acho que lixo é inerentemente humano e a expressão é redundante). A Ocean Conservancy promove um evento anual chamado International Coastal Clean Up, em que voluntários saem às praias para coletar nosso lixo e mantem um banco de dados com tudo o que os voluntários encontram durante o evento. Quase tudo é de plástico.

No início, achei que o número 1 seria alguma coisa de plástico, mas o cigarro dominou. Acredito que isso seja normal. Não entendo a razão, mas a maioria dos fumantes não vê a bituca do cigarro como lixo. O americano que mora aqui comigo fuma e as bitucas de cigarro estão espalhadas por toda a volta da casa, da calçada ao quintal. Eu já fumei muito cigarro e devo ter jogado muita bituca na rua. No fim da minha vida de fumante, comecei a carregar cinzeiros portáteis, mesmo sabendo que o filtro de cigarro é de celulose e blá-blá-blá. É lixo e polui, não importa se vai apodrecer um dia ou não. 

De todos os outros items de plástico, os únicos que são difíceis de evitar são as embalagens de comida. Não é surpresa, então, que ocupem o segundo lugar do ranking de lixo praial da ONG. É impossível evitar 100% destes plásticos sem fazer sacrifícios e mudar nossos hábitos. Entretanto, TODOS os outros itens da lista podem ser facilmente evitados. Ninguém precisa comprar nada em garrafa de plástico com suas malditas tampinhas. Ninguém precisa usar sacola de plástico. Ninguém precisa usar talheres de plástico e muito menos canudinho.

Se você não fuma e se esforçar só um pouquinho pra não utilizar esses items, já estará colaborando imensamente para a redução da poluição dos plásticos nos oceanos. Nesta caso, vale a máxima: se você não é parte da solução, então é parte do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário