Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dia 9: Imagens das profundezas

Plásticos descartáveis utilizados: 4
Sacolas plásticas recusadas: 4

Ajudei um amigo a recusar uma sacola plástica hoje quando ele decidiu comprar uma caneca reutilizável para tomar seus cafés. Acho que essa caneca evitará o uso de vários copos e tampas de plástico!

Também estabeleci uma regra com as meninas do The Walking Boobies: contribuirei com US$1,00  por dia até o prazo final MAS elas perdem US$0,50 por cada peça de plástico descartável que utilizarem durante a campanha de arrecadação de fundos. Manterei todos atualizados sobre este novo desafio!


Agora, seguindo uma pista de uma amiga no Facebook, disponibilizo um vídeo sobre o lixo que a gente joga no mar e que chega até as profundezas dos oceanos. O vídeo divulga um artigo publicado pelo pessoal do Monterey Bay Aquarium Research Institute, a ser publicado no Deep Sea Research (o artigo é de acesso aberto). Os caras analisaram 18.000 horas de vídeos obtidos por ROVs e registraram muito plástico. Depois que o lixo chega lá, há pouco o que fazer. E o melhor jeito de evitar é reduzindo o consumo, reciclando e reutilizando tudo. Estou cada vez mais convencido que a nossa produção de lixo é absurda.

Lembrei que outro dia fiquei a me perguntar o que acontecia com o plástico nos oceanos. Bom, um parte dele certamente afunda. Aparentemente esses plásticos ganham densidade ao serem incrustados pelos seres marinhos. Tomara que a indústria não tenha a brilhante idéia de adicionar um pouco de substâncias antiincrustantes no plástico.

Um comentário:

  1. sabe o que seria muito divertido? revisitar toda a história da arte resgatando imagens de mar. E acrescentar toda sorte (azar) de resíduos que são despejados nas águas.

    ResponderExcluir