Porque você faria algo que usará por alguns minutos de um material que basicamente vai durar pra sempre? - Jeb Berrier, Bag It.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dia 31: Primeira parcial

Último dia de desafio e, como prometido, o registro do plástico descartável utilizado. Tem mais do que eu estava contabilizando, porque também inclui itens que havia comprado no mês passado, mas que foram consumidos ao longo deste mês.

A lista:
5 sacolas plásticas;
2 sacos de mandioca congelada;
2 sacos de pães de forma;
2 embalagens de queijo;
2 garfos;

1 saco de gelo;
1 saco de cebola;
1 embalagem de salame;
1 caixa de tomates cereja;
1 canudinho;
1 bolinha da Guinness;
1 saco de papel higiênico;
1 embalagem de sabonete;
1 embalagem de fone de ouvido;
1 caixa de leite;
1 embalagem de DVD;
1 pedaço de filme plástico daqueles que embalam comida;
4 outros saquinhos que não me lembro da onde saíram;



Além desta lista, ainda tenho duas garrafas plásticas, um pote de café, outro canudinho, uma carga de caneta e uma caixinha de goma de mascar, do dia em que limpei minha mesa lá na universidade e dois copos de refri dos dois primeiros dias, quando fui enganado ao acreditar que o copo era de papel.

Também perdi um pouco menos de 2,5 kg, que acredito estarem relacionados ao boicote à comida chinesa e demais tele-entregas, que abusam demais dos plásticos. A vida sem plástico é muito mais saudável.

Como disse ontem, devo continuar o desafio em agosto para ver se consigo reduzir mais o consumo de plásticos. Acredito que posso eliminar completamente os copos, canudinhos, sacolas e as outras embalagens de comida. Ainda tenho alguns items guardados que ainda não foram completamente consumidos (xampú, pasta de dente, desodorante, detergente líquido para lavar roupas e alguns outros items de comida).

O desafio acabou mudando alguns costumes. Parei de tomar leite, já que aqui é impossível comprar leite em garrafa de vidro. Como muito menos carne, já que o super aqui perto de casa não aceita colocar a carne em outra coisa que não seja uma bandeja de isopor enrolada em um filme plástico. Não compro mais pão de forma e nem queijo, que aqui todos são embalados em plástico. Não tomo mais refri, Guinness em lata e não masco mais chiclete. Agora tenho meus saquinhos de pano para ir às compras e carrego sempre minha própria caneca de café, minha garrafa reutilizável de água e um par de talheres. Acho que com um pouco de esforço, é possível passar um mês inteiro sem nenhum plástico, mas a transição demora um pouco.

Por fim, gostaria de agradecer todos os amigos que acompanharam este relato. Espero que esta experiência tenha despertado a atenção de vocês para este problema sério e para outros que o acompanham de perto, como a produção industrial de comida, o consumo exagerado e a nossa falta de responsabilidade sobre o lixo que geramos. Quando decidi começar o blog, tomei a decisão para que houvesse um certo comprometimento maior com o desafio, incentivado pelo compromisso de contar um pouco disso tudo para vocês. No próximo mês os posts não serão tão frequentes, mas prometo azucrinar o feed de todos lá no facebook. Valeu!

5 comentários:

  1. Irado Magaiver. Meus parabens. Foi bem legal acompanhar a tua experiencia nessa vida de PlasticDetox. :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mac Giver.

    Vc cumpriu muito bem o desafio e o blog ficou show! Torço pra que continue com os dois.

    Abraço,

    Mateus.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Magaiver! Acho que a publicação desse blog gerou efeitos em todos os leitores, fezendo o pessoal refletir sobre o assunto e sempre lembrar dele quando está a frente de alguma emablagem que poderia ser desnecessária. Há tempos eu separo o meu lixo, tentei fazer uma composteira ao lado do meu prédio, que não deu muito certo, então passei a mandar o lixo organico para o aterro. Nesse mês voltei a separar o organico e estou mandando para a casa dos amigos e o que vai para o aterro é muito pouco. O lixo "limpo" levo para uma associação de catadores que tem aqui no Cassino que fazem uma triagem e vendem para ser reciclado. A situação do Cassinão está feia, muito lixo, principalmente plástico espalhado por todos os lados. É complicado ver que as pessoas não tem educação suficiente para entender o que é todo esse lixo e o que ele faz.

    ResponderExcluir
  4. Felicitaciones Fernando :) Este reto redujo tu consumo de plastico y desperto tu alma de periodista Yuls

    ResponderExcluir
  5. McGaiver, adorei o blog, acabei de ler toda a sua jornada... Tenho alguns comentários, agora estou morando no Rio e aqui até tem coleta seletiva, feita na porta de casa dos moradores, mas acredito que seja apenas na zona sul... Já que na baixada nem coleta normal está boa, isso depois que fecharam Gramaxo, dizem que não tem pra onde levar, ou seja não tem aterro licenciado, mas eu acho que foi o prefeito que roubou todo o dinheiro da prefeitura, já que não estavam pagando ninguém... Mas não tenho idéia para onde levam o lixo reciclável

    Em Vitória estava mais por dentro dessa questão do lixo, lá a prefeitura só coleta uns tonéis que são espalhados porcamente pela cidade, perto da minha casa tinha um mas na grande parte da cidade não tinha nada. Lá funciona o sistema das pessoas com seus carrinhos caminhando pela cidade e revirando o lixo de todo mundo para tirar alguma coisa d valor, mas o pior é que como as pessoas não separam minimamente o lixo eles não conseguem aproveitar muita coisa, talvez a latas, umas pets e papelão das lojas pq ficam limpinhos.. É uma situação foda ver que tanta gente sobrevive disso e a população não liga para elas, pois pra mim os catadores são como ativistas do meio ambiente e deviam ter uma condição mais digna de trabalho.... Daí essa prefeitura que não está nem aí pra reciclagem, decidiu que não teria mais as sacolinhas plásticas no super, e falou isso para uma população que nem faz separação do lixo.... Imagina a merda, mas até que não foi... Durou pouco talvez uns 2 meses a escasses de sacolinhas, sei que devem ter deixados de ser consumidas 4,5 milhões de sacolinhas em 1 mês. Foi lindo, um avanço, no jornal besta da hora do almoço eu via as pessoas discutindo todo dia a a questão do plástico. Uma velhinha falando " mas como eles proíbem a sacolinha se tudo que tem dentro do super é de plástico..."
    Mas eu sabia que não ia durar, pq não foi trabalhado direito, simplesmente tiraram o plastico e não colocaram nenhum substituto, pq aqui não tem sacola de papel... Tem as caixas, mas elas não deram conta da demanda... E colocaram umas sacolas que deveriam ser biodegradáveis a 0,10 , mas durante a onda analisaram e viram que eram sacolas normais só que verdes, kkkk ... Ai meu Brasil.

    Parabéns!!!

    Carol Zotto

    ResponderExcluir